• Capeia Arraiana

Sabugal

A Capeia Arraiana é uma festa tauromáquica que faz parte da tradição das festividades populares da zona de Riba Côa, também conhecida como a raia de Espanha. Originária em Aldeia do Bispo, esta lide taurina tem raízes ancestrais e caraterísticas únicas no mundo. Desde 2011, esta manifestação da cultura popular faz parte do património cultural imaterial nacional. A sua singularidade reside no facto de a lide do touro bravo ser feita de forma coletiva, com o recurso a uma estrutura de troncos de madeira chamada “forcão”.

O mês de agosto, época de reencontro das populações emigradas, é a altura do ano em que se revive esta tradição que adquire toda a sua grandiosidade nos cerimoniais da festa. Desde as primeiras horas do dia, vivem-se momentos como o “encerro”, o “boi da prova” ou a “petição da praça”. O momento alto vive-se pela tarde, quando os touros são lidados em praça por um grupo de homens resguardados pelo “forcão”, antes de serem devolvidos novamente à campina.

A Capeia é uma manifestação profana usualmente integrada em festividades religiosas e acontece em várias aldeias da zona sempre no mês de agosto. A de Aldeia do Bispo acontece na festa de Nossa Senhora dos Milagres, na segunda 2ª feira de agosto.

A Capeia Arraiana é um indiscutível fator identitário das povoações onde se pratica e o mais valioso Património Cultural Imaterial do concelho do Sabugal.

fotografias de Francisco Fernandes e Paulo Fernandes.

Por perto