• Romaria de Santa Luzia

Fundão

Estas festas são uma das grandes romarias da Beira Baixa e realizam-se a 15 de Setembro no santuário de Santa Luzia, uma capela do Século XVIII situada numa colina próxima à aldeia de Castelejo, no concelho do Fundão e coincide com o feriado municipal.

Santa Luzia é a padroeira da visão e do programa das festas fazem parte as celebrações religiosas que se mesclam com as profanas. De véspera, ao fim da tarde realiza-se uma procissão com velas desde a igreja paroquial do Castelejo até à capela, transportando o andor da Senhora dos Milagres que vai encontrar-se com uma outra procissão encabeçada pelo andor de Santa Luzia que sai da capela do santuário. Para cumprir a tradição ancestral, os cortejos encontram-se a meio da rampa e as duas imagens «cumprimentam-se» e seguem juntas para a capela.

À noite há desculpa para um animado arraial com bandas de música, onde a atração central é um grupo de bombos de Lavacolhos, uma aldeia vizinha que mantém a tradição dos grandes grupos de percussão que fazem arruadas. No Monte de Santa Luzia, tendas e bancas dos mais diversos comércios completam as festividades. O dia seguinte reserva-se à religiosidade com uma missa campal para os romeiros, altura em que se registam as maiores multidões. A festa prolonga-se ainda para o dia seguinte, celebrando Santa Eufémia adquirindo um cariz mais reservado aos habitantes locais.

Santa Luzia é a padroeira da visão e do programa das festas fazem parte as celebrações religiosas que se mesclam com as profanas.