• Birdwatching na gardunha
    Birdwatching na Gardunha

ALCAIDE-PORTELA-VALE DE PRAZERES

No reino das aves e dos cogumelos

Partindo do Alcaide, apresentamos uma proposta de passeio pela vertente Este e Sudeste da Serra da Gardunha. O passeio começa com uma subida acentuada pela encosta da serra que fica virada para a Cova da Beira. Vencida uma encosta de denso bosque de pinheiro, carvalho e alguns castanheiros, o primeiro ponto de referência é a “Cortiçada”, um miradouro sobre a Cova da Beira com a Estrela e a Covilhã em pano de fundo. Aqui, pode optar por seguir em direção à Portela, outro ponto alto da serra. Daqui a vista é ainda mais espetacular e dramática. Para um lado, a planície que começa a estender-se até ao Tejo e Espanha, deixa adivinhar o princípio do sul. Para o outro, a Cova da Beira, esse território cercado de serranias. Ao longe, a Serra do Açor, a imponência da Serra da Estrela e o planalto da Guarda.

A partir da Portela, poderá optar por várias soluções: voltar atrás no percurso de descida de novo a terminar no Alcaide (percurso 1) ou continuar para a vertente sul da serra, em direção a Vale de Prazeres (percurso 2) . Do lado sul, a Gardunha abre-se à planície, com a vegetação a mudar, pontuando-se de sobreiros e eucaliptos, com o caminhante a trilhar as rotas da transumância que levavam os rebanhos da Estrela às campinas de Idanha.

A biodiversidade desta área compreende alguns mamíferos predadores de pequeno porte, de onde se destaca o “gardunho”, uma espécie de gineta, ou aves como o corvo e a gralha preta, o gaio e, ocasionalmente, a Águia-Calçada, uma espécie migrante que se distingue das restantes rapinas pelas patas emplumadas. Estas ocorrências de aves, juntamente com outras de pequeno porte, fazem das encostas florestadas da Gardunha, um sítio ideal para os amantes de birdwatching. No outono e na primavera, o coberto vegetal proporciona o aparecimento de muitas espécies de cogumelos, o que faz destas estações o período ideal para explorar este território.

GPS
40.13243
-7.44076

Percurso 1

TEMPO: 3 horas

DISTÂNCIA: 5,8 kms

DIFICULDADE: MÉDIA/DIFÍCIL

Percurso 2

TEMPO: 6 horas

DISTÂNCIA: 12,8 kms

DIFICULDADE: MÉDIA/DIFÍCIL

Por perto