• Azenhas e Levadas
    Azenhas e Levadas

SERRA DA GARDUNHA – SOUTO DA CASA

Propomos um percurso circular com início no Souto da Casa, uma aldeia na encosta norte da Gardunha, a poucos quilómetros do Fundão.

 O primeiro marco do trajeto marca o teor de todo o percurso. A água que escorre da vertente da montanha por levadas que a conduziram durante séculos aos terrenos férteis do sopé agrícola. Da praia fluvial, o primeiro ponto de paragem, o caminho continua encosta acima ao lao da Ribeira da Gardunha, acompanhando levadas e levando o caminhante a cruzar-se com cascatas e azenhas que testemunham a importância da energia hidráulica nos engenhos de moer farinha.

Outro ponto de referência é uma pequena capela, a Senhora da Gardunha, um pequeno santuário popular que atesta a fé beirã à virgem. Um pouco acima da ermida, um caminho de terra à direita leva-nos na direção da Ribeira do Tormentoso, acompanhando outro curso de água desta vez no sentido descendente da encosta. Abandonando este vale, um pouco mais abaixo, estamos de volta ao lugar onde o trajeto se iniciou.

Por todo o trajeto, para além da presença constante da água, das azenhas e levadas, a riqueza da flora aquífera manifesta-se nos habitats ribeirinhos que cruzamos, com uma grande quantidade de freixos, salgueiros ou amieiros que convivem com arbustivas e fetos caraterísticos de ambientes húmidos. 

GPS
40.12100
-7.54480

TEMPO: 4h30m

DISTÂNCIA: 10KMS

DIFICULDADE: FÁCIL

Por perto