Casa Pires Mateus

Na zona mais nobre de Monsanto, encostada ao largo da Igreja Matriz, a Casa Pires Mateus, impõe-se na paisagem e goza de vistas privilegiadas sobre os pontos mais emblemáticos da pitoresca aldeia. A robustez granítica da casa coberta de branco, confere-lhe a aparência de uma típica casa beirã onde a imponência se exibe com sobriedade, revelando apenas o requinte na belíssima varanda de ferro forjado.

+

Casa d’Acha

 A Casa d’Acha fica situada na parte antiga de S. Miguel d’Acha, local de constante ocupação humana desde o Neolítico. S. Miguel não tem a chancela de aldeia histórica mas poderia sê-lo pelo núcleo antigo que manteve, pelos becos e ruelas a descobrir, pelo agrado que provoca nos visitantes, muitas vezes surpreendidos pelo equilíbrio e beleza encontrados.

+

Casa das Jardas

A Casa das Jardas está situada a 7 quilómetros da vila de Idanha-a-Nova, em pleno coração da Beira Baixa, no centro-leste de Portugal, próximo das aldeias históricas de Idanha-a-Velha e Monsanto.

+

Quinta dos Trevos

A situação geográfica privilegiada da Quinta dos Trevos, no centro do primeiro Geoparque Português NATURTEJO e do Parque Natural TEJO INTERNACIONAL aliada à riqueza patrimonial e cultural do núcleo das ALDEIAS HISTÓRICAS PORTUGUESAS.

+

Romaria da Senhora do Almortão

A maior e mais antiga romaria da Beira Baixa ocorre na terceira segunda-feira depois da Páscoa e a 15 de Agosto. A Senhora do Almortão tem o seu santuário a 7kms de Idanha-a-Nova e o seu culto é assinalado documentalmente desde o século XIII.

+

Termas de Monfortinho

Coladas à fronteira com Espanha, na campina de Idanha e junto ao Parque Natural do Tejo internacional, as águas da Fonte Santa de Monfortinho gozam de uma reputação considerável pela sua composição hipomineralizada e bicabornatada, ricas em sódio, cálcio e magnésio com um dos maiores teores de sílica entre as águas termais portuguesas, a que se junta um clima ameno durante todo o ano.

+