Sabores e Saberes da Beira Baixa

Levamos a gastronomia da Beira Baixa a todo o mundoSonhada desde 2011, a Sabores e Saberes da Beira Baixa, surgiu do enorme amor às nossas raízes e do desejo de dar a conhecer (ou a redescobrir), os sons, os aromas, os odores e os paladares tão caracteristicamente nossos!

+

Capeia Arraiana

A Capeia Arraiana é uma festa tauromáquica que faz parte da tradição das festividades populares da zona de Riba Côa, também conhecida como a raia de Espanha. Originária em Aldeia do Bispo, esta lide taurina tem raízes ancestrais e caraterísticas únicas no mundo. Desde 2011, esta manifestação da cultura popular faz parte do património cultural imaterial nacional. A sua singularidade reside no facto de a lide do touro bravo ser feita de forma coletiva, com o recurso a uma estrutura de troncos de madeira chamada “forcão”.

+

Casas do Juízo

Localizadas no centro da aldeia de Juízo, as Casas do Juízo são um complexo de turismo rural composto por 5 casas rústicas. Inseridas num condomínio fechado, dispõem de estacionamento privado e permitem animais de estimação mediante pedido. O acesso à Internet está disponível gratuitamente.

+

Casa do Cimo

Bem localizada, a Casa do Cimo surge a escassos 2 km do Fundão, no seio da Cova da Beira entre as serras da Gardunha e da Estrela. Casa do século XVIII, com historial associado à história de Portugal e a memória dos feitos de grandes mestres das Ordens Militares de Avis, de Cristo e de Santiago.

+

Carya Tallaya

Carya Tallaya – é um projeto familiar com uma arquitetura magnífica, no qual juntámos rústico e contemporâneo para vos acolher em casa, com mais e melhor conforto no vosso regresso às origens e poderem, assim, beneficiar de um merecido descanso, numa revigorante estadia em busca da paz e tranquilidade.

+

Quinta de Seves

Em plena zona agrícola da Cova da Beira, a rudeza do granito das casas rurais da centenária Quinta de Seves esconde um interior sofisticado e acolhedor

+

Casa Lagar da Alagoa

Encostada a um meandro do leito do Zêzere, a poucos quilómetros da sua nascente, a Casa Lagar da Alagoa disfruta de uma localização privilegiada no vale glaciar que serpenteia por entre as encostas íngremes, em pleno coração do parque natural da Serra da Estrela.

+

Romaria de Nossa Senhora das Dores

A Festa de Nossa Senhora das Dores realiza-se no primeiro domingo de julho, no santuário situado na aldeia de Paul, no concelho da Covilhã.A tradição remonta à altura das Invasões Francesas. Em 1810, o pároco e o povo da aldeia esconderam a imagem num trigal com medo que fosse destruída pelas tropas de Massena. Como agradecimento surgiu a romaria. Em 1896 foi construída uma pequena capela que seria ampliada em 1954 para o atual santuário, com escadório e sete capelas intermédias.

+

Essências da Serra

Uma loja com um conceito próprio, onde se destacam os produtos regionais de origem beirã. Desde o tradicional queijo da serra aos enchidos, doces e mel, vinhos, artigos em lã e burel, não esquecendo o delicioso pão, cosido em forno de lenha.Apreciamos os produtos característicos de um povo, de uma cultura, da nossa região! Uma criteriosa seleção gastronómica, que desperta o prazer de apreciar saborosos e suculentos produtos.

+

Páginas